sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dengue II - Estado já tem dez municípios com epidemia

Os casos de dengue no Rio não param de crescer.


RIO - O Estado do Rio já tem dez municípios com epidemia de dengue, três a mais do que na semana passada. Entraram na lista de cidades com muitos casos da doença Cabo Frio, Silva Jardim e Cordeiro. Já integravam a lista das mais afetadas como Jesus de Itabapoana, Cantagalo, Santo Antonio de Pádua, Magé, Mangaratiba, Guapimirim e Seropédica. Segundo as estatísticas divulgadas nesta quarta-feira, o Estado já tem 31.412 casos de dengue, com 23 óbitos.

Os casos de dengue na capital do Rio não param de crescer. Desde terça-feira, já são mais 817 vítimas da doença na cidade. No total, a capital já tem 12.261 casos, mais do que o dobro do registrado nos anos de 2009 e 2010 somados. Desde janeiro, a capital já registrou mais de 11.400 casos — o que significa um aumento de 2.059% em relação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou apenas 530 vítimas. A matemática também comprova o que as vítimas do mosquito já sabem: 2011 tem sido um ano de altos voos para o Aedes aegypti .

Os moradores da Zona Oeste continuam sendo os mais afetados. Das 813 vítimas, mais da metade (478) são da região. De acordo com dados divulgados na segunda-feira, o local também apresentava a maioria dos novos registros de dengue. A área de planejamento 5.1, que engloba Realengo e Bangu e acumula 1.490 vítimas desde janeiro, foi responsável pelo acréscimo de 192 casos em 24 horas. A área de planejamento 5.2, que engloba Campo Grande, Guaratiba, Pedra e Barra de Guaratiba, entre outros, contribuiu com mais 192 casos.

A concentração de casos na área de Realengo tem sido uma tendência. Na segunda-feira, quando houve um acréscimo de 455 casos em relação à última sexta-feira, a região apresentou 121 novos casos, mesma quantidade da Barra da Tijuca, de Jacarepaguá e do Recreio.
fonte:extra.globo.com