quinta-feira, 21 de abril de 2011

Incentivo à leitura - projeto “Leitura, Estímulo e Realização – LER”




Primeira etapa de projeto de incentivo à leitura começa nesta quarta-feira.


Durante todo o dia desta quarta-feira, dia 20, a Escola Municipal Coronel Moreira da Silva, em Mangaratiba, realiza a primeira fase do projeto “Leitura, Estímulo e Realização – LER”, que visa incentivar os alunos à prática da leitura. Nesta primeira fase do projeto – organizado pela Secretaria de Educação -, alunos e professores do sexto ao nono ano do ensino fundamental vão promover uma feira de chocolates. A feira – que vai acontecer das 9h às 12h, e das 14h às 17h, é alusiva à Páscoa e a renda arrecadada será destinada à compra de livros paradidáticos. A escola Coronel Moreira da Silva fica localizada em frente à Praça Robert Simões, no Centro.


Participarão do projeto cerca de 600 alunos. Os livros comprados com o dinheiro arrecadado na feira serão usados durante o ano letivo e servirão para os alunos desenvolverem a leitura e a escrita, até que eles cheguem ao segundo grau. Os livros serão didaticamente diferenciados, respeitando cada série.


“Todo projeto bem intencionado e prático, que desenvolva a leitura e a escrita dos alunos, é válido. É preciso investir muito nesses itens. Pois, assistimos alunos chegarem ao segundo grau sem o prazer de ler e escrever”, destacou a diretora e professora da escola, Maria José da Silva.


A feira vai contar com cartazes, curiosidades e tudo que cerca a história do chocolate, após pesquisa desenvolvida pelos alunos em sala de aula. Após a feira, durante o ano, os alunos vão desenvolver atividades de leitura - em grupo e individualmente - e interpretação de texto, com avaliação. Após estas temáticas, no último bimestre do ano, os alunos apresentarão um resumo do livro que leram à população, com teatro, músicas e exposições, entre outras atividades.
www.mangaratiba.rj.gov.br