sexta-feira, 8 de abril de 2011

Odontologia de Mangaratiba está mais organizada, diz prefeitura.



O setor de odontologia da Prefeitura de Mangaratiba está mais organizado, depois das alterações feitas no atendimento e com a contratação de novos profissionais. A principal mudança é visível, com o fim das longas filas que se formavam no dia de marcação de consulta no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), do Hospital Vítor Souza Breves. Como a marcação, agora, pode ser diária e feita diretamente com a auxiliar de cada profissional, o paciente é atendido imediatamente e já sai com a consulta seguinte agendada. Antes, o agendamento era feito somente uma vez, no primeiro dia útil de cada mês, e o paciente que, por algum motivo, perdia a data, tinha de aguardar o próximo mês para agendar a consulta. O que causava grandes transtornos aos pacientes, principalmente os moradores de locais mais distantes. A odontologia no município também passa a contar, agora, com dez postos de Estratégia e Saúde da Família (ESF), espalhados por todos os distritos, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Sob a coordenação da superintendente Marília Mendonça, o setor tem como objetivo revitalizar o atendimento no município e fazer com que os moradores dêem maior importância ao tratamento bucal. “Queremos dar uma nova cara à odontologia do município, mostrar sua importância para a saúde das pessoas e, para isso, estamos reestruturando o setor. Nosso próximo passo é pôr em prática a lei municipal 667 de 2009, que trata do atendimento odontológico para pacientes especiais, como as pessoas com deficiência, diabéticos, hipertensos e grávidas, e trazer o projeto CEO3, do governo federal, para cá, que viria com outras especialidades e um maior número de profissionais. Essas iniciativas trarão mais conforto e comodidade ao paciente”


Os serviços também começam a mudar. O CEO do hospital agora disponibiliza para a população as especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia, ortodontia, odontopediatria e clínica geral. São quatro dentistas e quatro assistentes de serviço bucal, diariamente, atendendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.


Os atendimentos ambulatoriais e de emergências no hospital estão com o seguinte esquema: o setor funcionará 24 horas, todos os dias, sendo que, do horário das 8h às 17h, com atendimento normal, ambulatório e emergência, e, a partir das 17h, só casos de emergência.


Neste sábado, dia 9, a Unidade Móvel Odontológica, da Secretaria de Saúde de Mangaratiba, estará na Rua da Palha, na Praia do Saco, das 8h às 14h. O ônibus, que fica de segunda a sexta-feira nas escolas e, aos sábados, nas comunidades e associações, vai realizar os procedimentos de obturação, extração, aplicação de flúor e técnicas em higiene bucal, além de encaminhar o paciente para o CEO do hospital, no caso da necessidade de uma especialidade diferente.
www.mangaratiba.rj.gov.br