sexta-feira, 1 de abril de 2011

Xterra Brazil Tour no dia 13 de agosto em Mangaratiba

Com quatro provas no fim de semana, Minas abre o Xterra, maratona com mais de 150 etapas em 17 países, que terminará em novembro.

Ipatinga será a capital brasileira dos esportes radicais neste fim de semana. A cidade do Vale do Aço receberá amanhã e domingo as quatro primeiras provas da temporada de 2011 do Xterra Brazil Tour, o maior circuito de triatlo off-road do mundo, com mais de 150 etapas em 17 países. Ao todo, serão 11 provas em vários estados brasileiros. A final, que reúne os melhores de cada país, entre eles 34 brasileiros, será no Havaí, em novembro.

As inscrições online para a etapa de Ipatinga foram encerradas quarta-feira, mas a organização anunciou ontem que podem ser feitas também na arena do evento, no Parque Ipanema, na véspera da prova escolhida. Serão disputadas provas de triatlo e corrida noturna (Night Trail Run) amanhã e moutain bike e uma corrida para crianças (Kids Run) no domingo.

No triatlo, primeira prova da programação, os principais atletas do país disputam pontos no ranking nacional, que dará ao fim do ano o título do circuito brasileiro a quem acumular mais pontos. A largada será na Lagoa Silvana, para 1,5km de natação, seguindo-se 30km de moutain bike e 9km de corrida por trilhas.

A corrida noturna, a partir das 22h, terá uma novidade este ano: distâncias variadas, de 5km e 10km, para agregar corredores profissionais e amadores. Domingo, logo depois da prova para as crianças, será a vez da MTB Cup, competição de mountain bike em estilo maratona cross country. Em Ipatinga, o percurso inédito terá 45km e somará pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Para esta temporada, o circuito Xterra mudou de formato e será dividido em dois tipos: Xterra Training, de provas menores, realizadas por organizadores afiliados com o intuito de difundir o triatlo off-road pelo Brasil, e a fórmula tradicional, disputada em Ipatinga, somando pontos para o ranking nacional.

CALENDÁRIO Não será a primeira vez que Minas receberá o evento. No ano passado, a Estrada Real foi cenário de duas etapas: São Lourenço, em março, e o trecho entre São João del-Rei e Tiradentes, em novembro. Nesta temporada, depois das quatro provas no Vale do Aço, o Xterra desembarcará em Manaus, para mais três etapas, em 11 de junho. As provas em solo amazonense servirão como seletiva e garantirão 34 vagas na competição mundial, em Maui, no Havaí. As últimas quatro do ano serão em Mangaratiba (RJ), em 13 de agosto.
www.superesportes.com.br